Páginas

sábado, 26 de janeiro de 2013

Parque Natural Municipal do Itabira - Cachoeiro de Itapemirim - ES


Distância da sede: 5km
O Parque foi criado em 1988, com o objetivo de resguardar a beleza natural de seus monumentos rochosos, conservar a vegetação natural da Mata Atlântica e as nascentes dos córregos Itabira e Urtiga.
 O Parque Municipal do Itabira além de preservar o patrimônio natural, oferecerá à comunidade cachoeirense e aos visitantes, alternativas de lazer junto à natureza, com visitas guiadas à trilha principal e a contemplação de seus recursos naturais, para melhor compreensão dos processos ecológicos e da importância de sua preservação. O Parque possui cerca de 163 hectares, em que se destaca a Pedra do Itabira com 715 metros de altitude.
Pode se ter acesso ao Parque pela Rodovia 289, que liga Cachoeiro à BR 101 Sul ou pela estrada vicinal não pavimentada, que parte do Bairro São Luiz Gonzaga e segue para a localidade de Itabira.
 
Quatro piscinas de pura água natural,direto da nascente da montanha, localizada na propriedade do Sítio Itabira,um tobo-água em meio as árvores com 10m de comprimento camping com capacidade p/ 100 barracas,dois escorregadores infantis salão para confraternizações e convenções com capacidade para 400 pessoas área para TV, ping pong.
telefones :(0xx 28)3522 - 2209 / 9884 - 1428 / 9919 - 0194
Não aceita cartões de crédito por não haver linha telefônica no sítio.
Aberto de terça a domingo.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Comidas para acampamento 2

Irei agora passar para quem se interessar algumas receitas práticas e rápidas para serem feitas durante expedições.

Arroz Tropeiro

Ferva a água com banha e sal com alho, carne de porco ou linguiça. Quando ferver jogue o arroz e deixe cozinhar. O arroz fica mais bem feito com banha, sal com alho e carne seca (de vaca).
O arroz não deve secar muito, ficando meio mole. Pega um punhado de carne seca e frita com alho e sal. Depois pega umas duas mãos de arroz e cozinha tudo junto.


Arroz a carreteiro

Arroz
linguiça paio
carne seca
cebola
bacon
sal
tomate
molho de tomate

Faz o arroz no modo tradicional e deixe-o reservado na panela.
Em outra panela fervente a linguiça, a carne seca e o bacon, previamente picados.
Depois de levantar fervura, frite-os sem adicionar gordura.
Coloque a cebola e o tomate, acrescente água e o molho de tomate.
Logo após misture o molho com o arroz.

Bolinho de azeitona

1 kg de batata cozida
3 xicaras de trigo
3 xicaras de água
50 gramas de queijo ralado
Azeitonas em conserva, alho, cebola e óleo

Coloque em uma panela 1 colher de óleo, cebola picada e alho picado ou batido.Frite.
Coloque a água e deixe ferver. Coloque o trigo e o queijo ralado, retire do fogo e deixe esfriar. Coloque a batata e mexa bem. Faça as bolinhas e coloque as azeitonas.

Batata recheada com linguiça

10 batatas inglesas grandes
400 gramas de linguiça calabresa
papel laminado ou folha de bananeira

Corte as batatas ao meio e raspe o miolo com uma colher, pique a linguiça e complete o buraco da batata com elas. Feche as batatas e envolva com papel alumínio. ( com a parte brilhante voltada para dentro). Coloque nas brasas de uma fogueira, deixe por aproximadamente 30 a 40 minutos para ela cozinhar, vai depender da intensidade da fogueira.



quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Como limpar seu cantil



Para afastar microorganismos indesejáveis de seu cantil, seja ele de modelo mais tradicional ou um moderno cantil flexível, é fundamental ter cuidado com a limpeza e manutenção deste equipamento, um dos mais úteis e utilizados acessórios para atividades ao ar livre. Uma primeira regra é básica: após qualquer atividade, sempre limpe seu cantil, não o guarde com resto de água ou molhado.
A Trilhas & Rumos possui vários modelos de cantis em sua linha de produtos, desde o tradicional cantil Camelo, até o mais moderno cantil Hidrat, cantil flexível que se adapta a vários modelos de mochila da linha Crampon. Seja qual for o modelo, sugerimos que sua limpeza nunca seja feita com detergente, sabão ou qualquer outro produto do gênero, pois além de deixar gosto no material, pode diminuir seu tempo de vida útil.

Recomendamos o uso apenas de água e de escova, sempre lembrando de limpar com mais atenção a boca ou rosca da abertura. Para os modelos de cantis mais tradicionais, estilo camelo ou de garrafa (squeeze), pode ser utilizada uma escova de limpar mamadeira de bebê para a limpeza interna. É indicado, também, utilizar um pouco de água sanitária diluída, lavando bem em água corrente após este procedimento, ou usar uma pastilha de Clorin 1 diluída em um litro de água ou, ainda, hydrosteril, na proporção recomendada pelo fabricante.
Para a higiene do tubo do cantil hidrat, especificamente, parte de mais difícil limpeza, primeiro proceda da mesma forma como descrita acima. Depois, use um barbante com um chumaço de algodão amarrado em uma das pontas. Procure passar o barbante pelo tubo amarrando algum item pequeno, mas que tenha peso na ponta, ou deixe a água correr pelo tubo carregando o fio. Efetue a limpeza passando o barbante com o chumaço de algodão por dentro do tubo.
Para secar seu cantil, coloque-o de cabeça para baixo num escorredor (se for de garrafa e você estiver em casa) ou pendurado à sombra e em local ventilado, com a tampa aberta. Se o seu cantil for o Hidrat, procure descolar as duas faces de vez em quando. Lembramos que o cantil Hidrat é recomendado apenas para uso com água e não para outros tipos de bebida.
Algumas dicas podem ser úteis para o caso de emergências. Se você colocou uma bebida diferente em seu cantil (nunca no cantil Hidrat) e o gosto ficou impregnado, lave-o com água quente e sal. Se você está acampando por vários dias e não está com uma escova para fazer a limpeza adequada de seu cantil, você pode usar arroz! Isso mesmo, pode ser um paliativo para limpar qualquer tipo de cantil ou garrafa térmica. Basta colocar uma colher grande de arroz cru dentro do cantil, um pouco de água (só para umedecer) e agitar bem, de forma que ele percorra toda a superfície interna. Depois enxágüe com muita água corrente. Neste caso, só não use água quente porque senão vai virar uma papa…

domingo, 6 de janeiro de 2013

Alimentos liofilizados

O Processo de Liofilização ou freeze drying:

O processo envolve dois métodos confiáveis de conservação de produtos biológicos – congelamento e secagem - não utiliza conservantes ou produtos químicos e o controle de umidade é realizado por sublimação. Este processo, se comparado a outros meios de desidratação, mostra que preserva células, bem como frutas, vegetais, carnes, peixes e alimentos em geral.

Na liofilização, o produto é congelado abaixo de -30°C, e submetido a uma pressão muito baixa (alto vácuo), fazendo com que a água dos alimentos que foi transformada em gelo seja sublimada, ou seja, passará diretamente do estado sólido para o gasoso, resultando num produto final com estrutura porosa livre de umidade.

Os produtos liofilizados têm suas propriedades originais mantidas – forma, cor, aroma e sabor – e quando conservados adequadamente, mesmo à temperatura ambiente, resistem intactos por muitos anos. Desta forma, obtêm-se produtos da mais alta qualidade, de reconstituição instantânea e que possuem longa vida de prateleira, apesar de a legislação brasileira permitir dois anos de validade.

Outro efeito importante é a diminuição de peso e volume, além da possibilidade de manusear alimentos que, naturalmente, são perecíveis, sem necessidade de refrigeração, facilitando operações logísticas de armazenamento, transporte e distribuição.

                                   

Preparando fósforos impermeáveis

Image Hosted by ImageShack.us
 
Manter o equipamento livre da água é uma preocupação em qualquer situação de mata, seja esta de sobrevivência, acampamento, trekking… Assim sendo, trago para vocês uma forma de proteger uma das coisas mais importantes no seu kit de sobrevivência, seus fósforos.
Seguimos então com um pequeno tutorial ensinando como fazer e usar os seus fósforos impermeáveis!
Primeiro passo: Selecione o material necessário.
Image Hosted by ImageShack.us
Para essa demonstração usei um pires, uma caixa de fósforos e uma vela grande, tudo muito simples de encontrar em casa. (Desculpem pela péssima claridade da foto, é que aproveitei a falta de luz para fazer as fotos)
Segundo passo: Mergulhe os fósforos na cera derretida.
Image Hosted by ImageShack.us
Mergulhe e gire o fósforo afim de cobri-lo com a cera de ponta à ponta, verifique se nem uma parte ficou sem cobertura.
Image Hosted by ImageShack.us
 
Image Hosted by ImageShack.us
 
Fósforo recém “encerado” boiando em um copo d’água.
Image Hosted by ImageShack.us
 
Como usar seus fósforos impermeáveis:
Com a unha (ou uma faca) raspe a cabeça do fósforo, afim de retirar o excesso de cera. Lembre-se que a cera vai estragar a lixa caso não seja raspada.
Image Hosted by ImageShack.us
 
Image Hosted by ImageShack.us
 
Image Hosted by ImageShack.us
 

10 dicas para acampar no inverno

Feito de maneira correta, é possível montar uma barraca sob qualquer temperatura
1 – Frio e chuva são a pior combinação possível para um acampamento, portanto sempre consulte os boletins metereológicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: (www.cptec.inpe.br) um ou no máximo dois dias antes de sair de casa.
2 – Prefira armar a barraca num local que receberá o sol da manhã. Isso vai ajudar a derreter o gelo ou o orvalho formado durante a noite, além de esquentar a tenda e consequentemente você. Também tente montar seu acampamento num terreno ligeiramente mais alto do que as redondezas.
3 – O sobreteto e o teto da barraca devem ter pequenos furos, chamados de respiros. Para evitar a condensação da água dentro da tenda e criar goteiras nas paredes, deixe esses orifícios abertos. Eles mandam a umidade embora e deixam o ambiente seco.
4 – Nunca durma com as mesmas roupas que você usou durante o dia. Elas estão úmidas e podem causar resfriamento e até mesmo hipotermia durante a noite. É aconselhável que você tenha peças apenas para dormir.
5 – Seu casaco de dormir precisa ser apropriado para o inverno e ter capuz para suportar baixas temperaturas. O enchimento é um item muito importante, que determina o grau de isolamento do equipamento. O ideal é que ele seja preenchido com fibras sintéticas. Evite dormir com colchões de ar, que resfriam muito rapidamente.
6 – Lembre-se: o saco de dormir não esquenta você, apenas o isola do ambiente externo. Se estiver com frio, coloque mais roupas e cobertores. E não se esqueça do isolamento térmico, que deve ser colocado diretamente sobre o solo.
7 – Nunca cubra a cabeça ao dormir. O ar da sua respiração vai condensar dentro do saco e deixá-lo úmido. Você deve proteger sua cabeça sim, mas para isso use o capuz do próprio saco ou um gorro.
8 – Antes de deitar, coloque as roupas que vai usar no dia seguinte embaixo do saco de dormir. Isso deixará quentinhas e você não vai gelar ao se vestir pela primeira manhã.
9 – Cozinhar ao frio pode demorar quase duas vezes mais que o normal. Por isso, mantenha as panelas sempre tampadas. Isso ajudará a segurar o calor lá dentro e diminuir um pouco o tempo de cozimento. Outra dica é ferver um pouco de água dentro das panelas para aquecê-la antes de começar a fazer a comida.
10 – Evite fazer fogueiras na mata, prefira os fogareiros portáteis. Existem várias opções de tamanho e preço.
Fonte: Welingtf Sites Uol
AVENTURE-SE!
Powered By Blogger