Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Dicas de orientação.


Bússola

A bússola foi, é, e sempre será um dos instrumentos de orientação mais importantes que possuímos. Ela foi muito utilizada nas grandes navegações, tal como no descobrimento do Brasil.
O princípio de funcionamento de uma bússola é muito simples: uma agulha imantada apoiada sobre uma pequena haste e empilhada em um líquido especial (querosene ou xilene) aponta sempre a direção norte, sendo magneticamente atraída para esse pólo. No visor da bússola temos também a rosa dos ventos, para determinar a leitura com precisão.


Como usá-la:
No primeiro momento, é necessário verificar se a bússola não está travada. Caso esteja, após ser destravada, a "agulha" girará por alguns segundos, até firmar-se num mesmo ponto, indicando o norte. Girando-a cuidadosamente, faz-se a PONTA da agulha coincidir com o N do mostrador, delimitando assim com exatidão os quatro pontos cardeais, suas divisões e sub-divisões.

Como fazer uma bússola:
Pegue uma vasilha com água, corte um pedaço rolha ou isopor e transpasse um alfinete, após ter esfregado bem uma de suas pontas no cabelo. Colocando o disco na água, ele vai boiar, e o alfinete com a ponta imantada apontará para o Norte.

Como entender mapas:
Os mapas são representações fiéis através de desenhos (gráficos) de regiões, contendo todos os acidentes geográficos, rodovias, ferrovias, cidades, etc., e são projetados de acordo com os quatro pontos cardeais e com a escala de distâncias e medidas.
Toda vez que você pegar um mapa, é necessário que seja alinhado com a direção Norte, para facilitar sua localização e direções a serem seguidas. O N = Norte, S = Sul, L = Leste, O = Oeste NO = Noroeste, NE = Nordeste, SO = Sudoeste, SE = Sudeste.

Sol:
Na falta da bússola, podemos nos orientar pelo sol.
O Sol sempre nasce no leste e se põe no Oeste.
Com seu braço direito aponte para o Leste (nascente), com o esquerdo para o Oeste (poente). A sua frente será sempre o Norte e atrás o Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger