Páginas

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Parque nacional do Caparaó



O Parque Nacional do Caparaó abriga o terceiro pico mais alto do país, o Pico da Bandeira (a 2892 metros de altitude), e muitos outros atrativos como os picos do Cristal e do Calçado, cachoeiras, grutas e vales. Está localizado na divisa entre Minas Gerais e Espírito Santo, tendo portarias de acesso e infra-estrutura pelos dois estados.

O Pico da Bandeira é o principal atrativo de recreação do Parque, freqüentado especialmente nos meses do inverno por grande número de pessoas. Onde a principal atividade realizada é a subida ao Pico durante a noite para ver o nascer do sol e, sendo assim, o período preferencial é aquele da lua cheia no mês de julho.

O trajeto divide-se em três etapas:

1° etapa (portaria / troqueira): seis quilômetros de muita subida, é normalmente realizado de carro ou jipes de aluguel.

2° etapa (Tronqueira / terreirão): são mais quatro quilômetros e meio de caminhada por trilha é realizada a pé ou em animais de carga alugados.

3° etapa (a conquista): são mais quatro quilômetros e meio até o pico. Normalmente é neste ponto que se espera o horário de saída para o último trecho, realizado a pé.

Tronqueira: Localizada a cerca 6km da Portaria de Alto Caparaó, a área é alcançada por estrada de terra transitável durante o ano para automóveis e/ou veiculos tracionados de aluguel. Consiste em área de acampamento com cerca 1000m2, a qual conta com facilidades como sanitários, chuveiros, lava-pratos, tanques, lixeiras, mesas e bancos. Há também um mirante no local, do qual pode-se avistar as cidades de Alto Caparaó e Manhumirim, além de outras cidades próximas.

Terreirão: Localizada no último platô anterior ao Pico da Bandeira, o acesso é feito somente a pé ou em lombo de animais de carga, distando cerca de 10,5km da Portaria do Parque em Alto Caparaó e 4,5km do acampamento da Tronqueira. Consiste em grande área de acampamento que conta com facilidades como banheiros, lava-pratos, tanques e lixeiras, além de abrigo de pedra, outro abrigo de alvenaria e casa de guarda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Powered By Blogger