Páginas

domingo, 6 de janeiro de 2013

10 dicas para acampar no inverno

Feito de maneira correta, é possível montar uma barraca sob qualquer temperatura
1 – Frio e chuva são a pior combinação possível para um acampamento, portanto sempre consulte os boletins metereológicos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais: (www.cptec.inpe.br) um ou no máximo dois dias antes de sair de casa.
2 – Prefira armar a barraca num local que receberá o sol da manhã. Isso vai ajudar a derreter o gelo ou o orvalho formado durante a noite, além de esquentar a tenda e consequentemente você. Também tente montar seu acampamento num terreno ligeiramente mais alto do que as redondezas.
3 – O sobreteto e o teto da barraca devem ter pequenos furos, chamados de respiros. Para evitar a condensação da água dentro da tenda e criar goteiras nas paredes, deixe esses orifícios abertos. Eles mandam a umidade embora e deixam o ambiente seco.
4 – Nunca durma com as mesmas roupas que você usou durante o dia. Elas estão úmidas e podem causar resfriamento e até mesmo hipotermia durante a noite. É aconselhável que você tenha peças apenas para dormir.
5 – Seu casaco de dormir precisa ser apropriado para o inverno e ter capuz para suportar baixas temperaturas. O enchimento é um item muito importante, que determina o grau de isolamento do equipamento. O ideal é que ele seja preenchido com fibras sintéticas. Evite dormir com colchões de ar, que resfriam muito rapidamente.
6 – Lembre-se: o saco de dormir não esquenta você, apenas o isola do ambiente externo. Se estiver com frio, coloque mais roupas e cobertores. E não se esqueça do isolamento térmico, que deve ser colocado diretamente sobre o solo.
7 – Nunca cubra a cabeça ao dormir. O ar da sua respiração vai condensar dentro do saco e deixá-lo úmido. Você deve proteger sua cabeça sim, mas para isso use o capuz do próprio saco ou um gorro.
8 – Antes de deitar, coloque as roupas que vai usar no dia seguinte embaixo do saco de dormir. Isso deixará quentinhas e você não vai gelar ao se vestir pela primeira manhã.
9 – Cozinhar ao frio pode demorar quase duas vezes mais que o normal. Por isso, mantenha as panelas sempre tampadas. Isso ajudará a segurar o calor lá dentro e diminuir um pouco o tempo de cozimento. Outra dica é ferver um pouco de água dentro das panelas para aquecê-la antes de começar a fazer a comida.
10 – Evite fazer fogueiras na mata, prefira os fogareiros portáteis. Existem várias opções de tamanho e preço.
Fonte: Welingtf Sites Uol
AVENTURE-SE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário