Páginas

terça-feira, 9 de agosto de 2016

Caminhada nos trilhos. Percurso Atílio Vivácqua X Cachoeiro de Itapemirim

Inicio da caminhada: 07:45 hs
Chegada ao ponto final da caminhada: aprox. 12:45 hs
Fizemos pausas para lanche e repouso a cada 40 minutos, em média 05 a 10 minutos de repouso.
Esta expedição foi realizado por mim e meu amigo Tiago Rocha com a intenção de refazer o trajeto que outrora fora feito por Trens de passageiros e de carga em tempos passados.
A última viajem de trem com passageiros realizada neste trecho que Liga a cidade do Rio de Janeiro-RJ com Vitória-ES foi em 1984, sendo o trecho depois utilizado somente para o transporte de carga (cimento, calcário, minério, etc).


Auto de linha fazendo vistoria nos trilhos em Julho/2016 


Passamos pela comunidade conhecida como "Milagres". Nesta comunidade é feita anualmente uma procissão saindo da sede do município pelos trilhos com destino a Igreja Católica desta comunidade.

 Antiga Estação Ferroviária "Hermínia Soares", localizada na comunidade de Santa Tereza, ainda no município de Atílio Vivácqua. Pertencia a Linha do Litoral - KM 469,731- Altitude: 163m
Hoje desativada, funciona como residência e oficina mecânica.

Caixa d'água que abastecia as locomotivas em tempos idos. 
Nesta imagem podemos ver meu amigo Tiago Rocha apreciando a paisagem, próximo a localidade de São Simão já em território do município de Cachoeiro de Itapemirim-ES
 Ao fundo a Pedra do Índio e o que parece ser uma pista improvisada de motocross.
Área limpa na entrada de um resquício de mata ainda em pé nas proximidades da cidade, possivelmente utilizada para descanso da galera que pratica motocross na região, mas tbm interessante para pernoitar de rede ( eu não teria coragem de pernoitar de barraca ali). 

Reta final, chegando ao viaduto que passa próximo ao Parque de Exposições
 Aqui no viaduto eu e meu amigo Tiago Rocha, sempre sorridentes com o sentimento de missão cumprida, afinal nenhum de nós dois sabíamos o quanto iríamos andar.
 Chegamos neste ponto da caminhada aproximadamente as 12:15 hs, lembrando que durante todo trajeto havia sinal de telefonia móvel, mas como o objetivo era se desconectar, só fiz uso do aparelho celular para calcular a distancia com um aplicativo chamado "Pedômetro".


O aplicativo marcou exatamente: 14.844 m, ou seja quase 15 km de caminhada, e o tempo de caminhada ( movimento) foi registrado: 03:34 hs, numa média de 4,2 km/h
No meu canal no youtube também vocês podem conferir um pouco mais dessa expedição, entra lá dá uma curtida, se inscreva e conheça mais sobre as belezas do nosso estado e algo mais: http://www.youtube.com/expedicionáriosemrumo?sub_confirmation=1


6 comentários:

  1. Legal; gostei da caminhada, e gostaria de faze-la com meu filho.

    Se possível dê mais detalhes. Por exemplo, quem está no Rio de Janeiro - capital. Quando chegar; onde ficar, de onde partir para caminhada. Na chegada; tem onde ficar, ou tem que voltar ao ponto de partida.

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Alfredo, aqui em Atílio Vivácqua possui um hotel e uma pousada (cidade do interior), mas pode se hospedar também em cachoeiro de Itapemirim e vir de ônibus para cá, já que são apenas 25 km de distancia. E na chegada, se for o mesmo local que eu escolhi, tem acesso a rodovia onde há pontos de parada de ônibus para ir de volta ao centro de cachoeiro ou ir para Atílio Vivácqua.

      Excluir
  2. Muito obrigado pela atenção!

    Abraços,
    Alfredo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alfredo se precisar de mais informações estamos as ordens. abraço.

      Excluir
  3. Nos últimos 30 dias já passaram vários autos-de-linha fazendo manutenção do trecho, visto que ficou meses sem passar nenhuma máquina por aqui. Esperamos que seja um bom sinal. Grande abraço.

    ResponderExcluir

Powered By Blogger